segunda-feira, 15 de março de 2010

Palestra “A epidemiologia crítica e a determinação social do processo saúde-doença”


A APUFPR-SSind e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFPR promovem, no dia 15 de março, a palestra A epidemiologia crítica e a determinação social do processo saúde-doença, com o professor equatoriano Jaime Breilh, precursor da chamada Epidemiologia Social na América Latina. O evento será realizado no Auditório de Ciências da Saúde, às 19h30.
Breilh é médico e diretor do Centro de Estudos e Assessoria em Saúde do Equador e docente na Universidade Andina Simón Bolívar. Também é autor dos livros Epidemiologia Crítica: Ciência Emancipadora e Interculturalidade, Saúde na Sociedade e Epidemiologia: Economia, Política e Saúde.
A palestra é uma oportunidade para quem tem interesse em conhecer melhor a linha da medicina social, que analisa a saúde e a doença sob uma perspectiva coletiva e como fato social. Trata-se de uma vertente que busca superar os limites da medicina clínica, que olha essencialmente para o indivíduo enfermo.
A medicina social se propõe a estudar os problemas enfrentados pela classe trabalhadora, entender a origem do processo de adoecimento, demonstrar sua determinação social e a necessidade de transformarmos as condições de produção da vida.

http://apufpr.org.br/noticias/201003/2010305medicinasocial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário