terça-feira, 9 de março de 2010

Inclusão do Tamiflu no programa Farmácia Popular

Tamiflu

O Tamiflu, nome comercial do antiviral oseltamivir, usado para tratar a gripe A, será incluído no programa Farmácia Popular, do Ministério da Saúde, a partir de 15 de abril, conforme portaria publicada no "Diário Oficial da União".

A inclusão, que estava prevista na estratégia nacional de enfrentamento da segunda onda da gripe, significa que as farmácias conveniadas poderão vender o medicamento a preços subsidiados. O ministério repassa à farmácia particular que faz parte do programa até 90% do valor de referência definido.

Desde o dia 23 de dezembro passado, o oseltamivir só pode ser comprado mediante retenção da receita, e a prescrição médica tem validade de cinco dias. A receita pode ser emitida por médico das redes pública e privada. Com ela em mãos, qualquer pessoa pode comprar o medicamento.

O Ministério da Saúde tem um estoque de 21,9 milhões de doses do remédio, que serão distribuídas gratuitamente em postos e hospitais das Secretarias Estaduais de Saúde e nas 560 unidades próprias da Farmácia Popular. As farmácias particulares subsidiadas pelo programa deverão adquirir o medicamento diretamente com o fabricante.

Segundo a assessoria de imprensa da Roche, que fabrica o Tamiflu, a produção do remédio foi destinada ao Ministério da Saúde e não há previsão de quando haverá estoque para abastecer o setor privado.

Fonte: Folha Online

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u698246.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário