Pesquisa que revelou gene de predisposição ao vitiligo vence o Prêmio La Roche-Posay 2011
Prêmio reconhece a importância da pesquisa desenvolvida pelo dermatologista da Santa Casa de Curitiba Caio Castro e pelo geneticista da PUCPR Marcelo Mira
A pesquisa descobriu que os marcadores do gene DDR1 estão associados ao vitiligo, doença crônica que incide em 1% da população e é caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas em todo o corpo. O gene DDR1 é considerado um dos mais importantes por ser responsável pela adesão do melanócito na camada basal da epiderme. Desta forma, um defeito nesse gene poderia colaborar para o desaparecimento dos melanócitos, ocasionando o vitiligo.
O estudo utilizou duas amostras populacionais brasileiras independentes, de desenho distinto, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Todos os 639 indivíduos tiveram seu sangue coletado e DNA extraído por precipitação seletiva. Os resultados mostraram, pela primeira vez, a evidência de associação entre marcadores do gene DDR1 e vitiligo.
--
Atenciosamente,
Helena R. S. D´Espindula
http://eventosdefarmacia.blogspot.com/
1a Secretaria
Gestão "Sem Contra-Indicações - Ano II"
Centro Acadêmico de Farmácia Antônio Mira - CAFAM
http://cafampucpr.blogspot.com/
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
"Tudo vale a pena se a alma não é pequena!" Fernando Pessoa
Antes de imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio
ambiente!
O mais importante é que isso seja prático assim as pessoas podem usar as investigações em sua saúde. Ele tem que vender seus produtos nos lugares de dermatologia em curitiba .
ResponderExcluir